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Depressão em ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho pode trazer diversas situações e condições que podem causar o surgimento ou agravamento do quadro depressivo. Mal do século, a depressão ainda sofre com o descaso de muitas pessoas, por vezes o empregador, por vezes a própria vítima da doença. Seja por costumes, por desconhecimento ou negligência, a doença sofre com a falta de atenção, cenário que vem mudando na última década.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que até 2020 a depressão será o principal motivo de afastamento do trabalho e, por conta disso, a sociedade e as organizações devem procurar medidas preventivas.

Mas sabemos o que pode causar a depressão e como identifica-la? Veja abaixo as principais causas e sintomas.

Causas de depressão no ambiente de trabalho:
– Trabalho pode ser um fator de desenvolvimento ou agravante da depressão, mas alguns aspectos são desencadeantes da condição:

– Pressão e exigência exacerbados;
– Situações estressantes por tempo prolongado;
– Assédio moral;
– Assédio sexual;
– Mal relacionamento interpessoal;
– Bullying;
– Falta de reconhecimento e recompensa;
– Horários mal distribuídos;
– Excesso de trabalho;
– Risco de acidentes.

Sintomas  de depressão no ambiente de trabalho.
Muitas vezes a pessoa que sofre com esse transtorno põe a culpa em cansaço, estresse e outros, porém sem a consciência que eles não são a causa e sim sintomas:

– Queda da autoestima;
– Apatia;
– Prejuízo do sono;
– Mudança do apetite;
– Falta de interesse nas atividades laborais;
– Falta de interesse nas atividades pessoas (sexo, lazer, família…);
– Dificuldade de concentrar-se no trabalho;
– Memória afetada;
– Cansaço e fadiga;
– Choro frequente;
– Absenteísmo (ausências);
– Queda da produtividade;
– Incapacidade/dificuldade de realizar ou finalizar tarefas laborais.

De fato existem muitos sinais que podemos nos alertar. Para a empresa, é importante identificar os casos e trabalhar para prevenir e eliminar os fatores de risco. Seja por meio de atividades, reconhecimentos, treinamentos de inclusão, de liderança, entre outros, e até mesmo na melhora de estrutura e remanejamento de equipe, se for o caso, para buscar sempre melhor qualidade de vida e um ambiente laboral adequado e preparado.

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