Por Bruno Garzin
Com a pandemia da Covid-19, a limpeza e a desinfecção se tornaram ainda mais importantes para garantir a segurança e a saúde das pessoas. A água sanitária é um dos produtos mais utilizados para essas finalidades, mas é importante saber que a sua mistura com outros agentes pode ser extremamente perigosa.
A água sanitária, ou hipoclorito de sódio, é um produto químico bastante utilizado como desinfetante e alvejante. No entanto, sua mistura com outras substâncias pode resultar em reações químicas perigosas e liberar gases tóxicos.
Vejamos alguns exemplos:
- Mistura de Água Sanitária com Álcool Etílico: essa combinação pode resultar na formação de um outro agente perigoso, o clorofórmio e acetaldeído, podendo também gerar ácido acético e outros compostos altamente tóxicos, que podem causar danos ao sistema nervoso e ao fígado. Além disso, o álcool é inflamável, o que pode resultar em explosões ou incêndios.
- Mistura de Água Sanitária com Desinfetantes contendo Amoníaco: essa mistura é ainda mais perigosa, pois pode produzir cloroamina, um gás tóxico que pode irritar os olhos, o nariz, a garganta e os pulmões. A exposição prolongada a esse gás pode causar danos permanentes à saúde, em casos menos graves, alergias e queimaduras.
- Mistura de água sanitária com vinagre: essa combinação pode produzir ácido clorídrico e o gás cloro, que pode irritar os olhos, o nariz, a garganta e os pulmões. Além disso, o ácido clorídrico é corrosivo e pode danificar superfícies metálicas e outros materiais.
A água sanitária não deve ser misturada com outros produtos químicos, como detergentes, desengordurantes, removedores de tinta, entre outros. Essas misturas podem produzir gases tóxicos e causar danos à saúde. Por isso, é fundamental ler a FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – as instruções dos produtos de limpeza e respeitar as orientações de uso e diluição. Além disso, é importante evitar a mistura de diferentes produtos químicos durante a limpeza, especialmente aqueles que contenham água sanitária. É preciso também utilizar luvas, recomendado o uso máscaras e óculos de proteção durante a limpeza para evitar o contato com a pele e mucosas.
Em caso de acidentes com produtos químicos, é fundamental seguir os procedimentos de primeiros socorros e buscar atendimento médico imediatamente. A prevenção é a melhor forma de evitar esses acidentes, portanto, sempre leia as instruções dos produtos químicos e evite misturas perigosas.